500 anos

500 anos

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Pia Batismal

Pia Batismal

Também pode ser chamada de fonte batismal é junto ao altar e púlpito. O Batismo é um meio da graça, instituído por Deus e que integra as pessoas na família de Deus, a pia Batismal e o seu suporte ocupam um lugar marcante no templo, servindo-nos também como lembrança de nosso batismo, de suas bençãos, etc.


As pias batismais podem ser de pedra (fixa) ou de madeira (podendo ser fixa ou móvel).

sábado, 17 de janeiro de 2015

Adoração



Adoração que agrada a Deus é a que mais te representa.


" ... os naturalistas são mais motivados a amar a Deus ao ar livre, em ambientes naturais. Os sensitivos amam a Deus com os sentidos e apreciam belos cultos de adoração que envolvem visão, o paladar, o aroma e o toque, não apenas a audição. Os tradicionalistas aproximam-se de Deus por meio de rituais, liturgias, símbolos e estruturas rígidas. os ascetas preferem amar a Deus na solidão e com simplicidade. Os ativistas amam a Deus pelo confronto com o mal, combatendo a injustiça e trabalhando para tornar o mundo em um lugar melhor. Os misericordiosos amam a Deus demonstrando seu amor a outros e suprindo a necessidade deles. Os entusiastas amam a Deus com celebrações. Os contemplativos amam a Deus por meio da adoração. E os intelectuais amam a Deus ao estudá-lo, isto é, fazendo uso da mente.
O melhor estilo de adoração é aquele que mais genuinamente representa seu amor por Deus."

WARREN, Rick. Para que estou na terra?.
pág 119.
  



As Velas

Velas: Qual significado?

As velas acesas no culto nos lembram que a luz é um símbolo de Deus. Jesus "é a verdadeira luz que, vinda ao mundo, ilumina a todo homem". Jo 1.9;8.12


Além disso, as velas se consomem pelo fogo, não é? Isso nos faz lembrar de como nosso Salvador se sacrificou para nos redimir e de como nós devemos sacrificar-nos em servir ao nosso próximo. Lembra também que em todo o nosso agir devemos deixar brilhar essa luz "para que os outros vejam as coisas boas que vocês fazem e louvem o Pai de vocês, que está no céu" Mt 5.16.

Os Antepêndios

Os Parâmetros (antepêndios) 
O que são?

São panos coloridos utilizados no altar e no púlpito. Eles nos convidam a meditar sobre as bençãos que Deus nos oferece através da Palavra e dos Sacramentos e nos lembram da nossa missão. Através da sua cor sinalizam a época do ano litúrgico e os símbolos transmitem artigos básicos da fé cristã.


Na foto acima temos em cor verde que significa: vida, crescimento, natureza, criação, Deus criador; esta cor é usada nos domingos que enfatizam a ação e o crescimento da igreja (especialmente nos períodos após Pentecostes e Epifania)



Nesta outra foto temos com a cor preta, significa: humilhação, tristeza, luto; a cor é usada na quarta-feira de cinzas e sexta-feira santa, e também quando um membro da igreja morre.



Fotos retiradas do site: www.luteranos.com.br

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015